top of page
Reino-animal.jpg

FAUNA

A palavra "fauna" diz respeito aos seres vivos classificados no Reino Animal, Animalia ou Metazoa. Este reino é composto por organismos heterótrofos, ou seja, aqueles que não produzem o próprio alimento.

Essa é uma das principais características do grupo e que os diferencia de outros seres vivos, como dos vegetais.

Os seres que pertencem ao reino animal são eucariontes e pluricelulares. Eles possuem capacidade de locomoção e grande parte fazem reprodução sexuada.

Os animais são classificados em diversos filos, sendo muitos deles animais invertebrados (aqueles que não possuem vértebras).

Os animais vertebrados que possuem crânio, vértebras e coluna dorsal pertencem ao Filo dos Cordados.

O desenvolvimento embrionário determina características importantes para sua classificação, todos os animais possuem o estágio da blástula no seu desenvolvimento.

Existem mais de sete milhões de tipos diferentes de animais no planeta terra, e a maioria deles são insetos. Mesmo assim, a diversidade natural não conhece limites taxonômicos.

Vivemos em um planeta com grande biodiversidade. As plantas, os fungos, as bactérias e os animais que vivem na Terra formam a parte viva, e o número de espécies em todo o planeta está estimado em 8,7 milhões, dos quais 7,7 milhões correspondem a animais.

Ainda há muito a ser descoberto, já que das espécies animais estimadas conhecemos apenas uma pequena parte, as demais ainda não estão catalogadas. Infelizmente, algumas dessas espécies acabarão desaparecendo antes de sabermos mais sobre elas.

brasao-1 (1).png
bottom of page